quarta-feira, 10 de junho de 2009

vai u pãozinho ai??????

Vou colocar aqui uma receitinha de pão de forma delicioso bem fácil de fazer . Que tal aproveitar o feriado...

Pão de forma

4 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite morno
1/2 xícara de óleo ( se quiser ser muito chique use azeite)
20 gramas de fermento de pão granulado ou um tablete
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 ovo

Bata os líquidos com o fermento , o ovo e o açúcar no liquidificador ( ou com um fue se não tiver a fim de sujar muita coisa - não faz diferença nenhuma já testei).

Misture o sal a farinha e vá acrescentando o liquido - amasse / sove bem até ficar lisa .

Coloque a massa numa assadeira pra bolo inglês , ou outra qqr , eu faço numa redonda - afinal o pão é meu ... untada e polvilhada com farinha e deixe crescer até dobrar de tamanho.

Asse em forno quente , para ficar mais dourado pincele ovo batido por cima

Truque : não sei qual a ciência mais minha vó já fazia isso , mãe tb , eu coloco uma bolinha da massa num copo d'agua e espero que ele flutue , qdo isso ocorre o pão cresceu o suficiente e já tá na hora de ir pro forno .

O incrível que não dá pra ver a bolinha subir , vc fica lá vigiando e ela não sobe de jeito nenhum , é só vc s distrair que ela sobe ... será que ela é tímida? ou é bruxaria dos antepassados mesmo?


Experimentem e me contem se não é muito bom este pão , quentinho com manteiga , geleia , requeijão e um cafézinho cheiroso no fim da tarde ... humm

bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário